domingo, 16 de maio de 2010

Contar histórias...

Contar histórias para crianças, mais especificamente para os que estão na Educação Infantil, permite a possibilidade desde a mais tenra idade aprender a conhecer o universo literário, que é tão rico e encantador, tanto para crianças quanto para adultos. Ambos podem e devem beneficiar – se desse momento, com alegria, e naturalmente a literatura entrará sutilmente na vida da criança.
O ato de contar história, exige comprometimento por parte de quem conta : seja o professor, o contador de história ou pessoas próximas da criança, como pais, responsáveis , avós, tios, irmãos...sim ,pois é um ato de doação. E temos que pensar como ideal e não como utopia , que essa criança deveria ter a leitura como sua companheira, em todas as fases da sua vida.
É necessária toda uma atenção especial para selecionar a história que será apresentada em sala de aula. Tais aspectos como faixa etária, estar muito bem familiarizado com o contexto, o personagem transmitindo a mensagem com a magia que lhe é peculiar,não podendo faltar o bem e o mal, as diferenças e exclusões entre os personagens e que também, crianças a adultos vivenciam esses conflitos no cotidiano. Mais especificamente, a criança, que encontrará no âmbito escolar, os conflitos e alegrias que também existem nos contos de histórias. Esse fato, poderá ou não, ajudar à criança, dependendo do contexto familiar que convive. Se for um meio favorável, que leve essa criança, a ter a sua auto estima valorizada, a literatura virá como algo a acrescentar positivamente em sua vida. Agora, um ambiente, que não seja acolhedor, e que os adultos convivem com eternos conflitos, e que essa criança fique em segundo plano, como a literatura entrará em sua vida?
De que forma a criança terá estímulo para a leitura?
Esperando que os adultos resolvam suas vidas e depois talvez dêem a ela a devida atenção?
São questionamentos que não podem ficar dispersos...
A literatura não é simplesmente só para quem aprendeu a ler. Ela pode e deve entrar na vida de todos nós...pois é também o alimento da nossa alma!

Cláudia Cristina Pereira da Silva

6 comentários:

  1. Bravo! literatura é vida! necessária em todas as fazes da vida,a literatura precisa ser cuidada com paixão e carinho, pois só através dela conseguiremos chegar a um universo mais aberto, mais humano de todos.

    ResponderExcluir
  2. Cláudia!!! Por mais uma iniciativa em sua vida...Parabéns!!! Ficou ótimo o blog!
    Que você consiga com sua dedicação e talento alcançar seus objetivos pessoais e profissionais que com certeza, nunca é tarde p/ começar...
    Felicidades!!! Sua amiga Giselle!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá professora, passei por aqui para ler um pouquinho. O seu blog está muito bom. Beijos. Joseph Andrade

    ResponderExcluir
  4. Oi amore...Adorei ta lindo!!!
    Claudia desejo que seu blog, cresça a cada dia, vc merece...é que nem a abelhinha Florizinha aprendeu, com amor, dedicação e sorriso vc alcança tudo o que quer...e isso vc tem de sobra...parabéns!!!bjus

    ResponderExcluir
  5. QUE LEGAL,CLÁUDIA!!PARABÉNS O BLOG ESTÁ LINDO!
    BJS.SOLANGE..

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia!
    Que Deus lhe abençõe hoje e sempre!
    Para que você continue a postar sempre estórias tão maravilhosas assim, que so nos fazem bem de ler!!

    Beijusss e muitas felicidades, sempre!!
    Ligia Pessoa

    ResponderExcluir